Guitarras: Strato X Les Paul
- Kadu Gouvêa
- 16 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Um assunto que sempre rende “histórias” entre os guitarristas, é sobre qual das duas marcas lendárias de guitarra, é melhor: Fender Stratocaster ou Gibson Les Paul.
As duas marcas citadas, são realmente lendas do instrumento, porém, diversos outros fabricantes no mundo todo, fabricam “cópias” dos dois modelos, inclusive as duas marcas principais, com suas subdivisões: Fender (Squier) e Gibson (Epiphone).
Mas além das duas, praticamente todos os fabricantes e luthiers no mundo, fazem suas Stratos e Les Pauls, mesmo que utilizem outros nomes para denominá-las.
O foco deste artigo, porém, não é sobre as marcas, mas sim sobre os modelos, então vamos para algumas características de ambos.
Stratocaster: É uma guitarra extremamente versátil por diversos fatores - riqueza de timbres, tocabilidade, peso, ergonomia. A Strato, é uma das guitarras mais confortáveis para se tocar, devido principalmente ao seu peso e ao “recorte” que possui na parte de trás do corpo, que se “encaixa” muito bem ao corpo do guitarrista. Além disso, com seus três captadores 'single coil', e uma chave de cinco posições, permite uma variada combinações de timbres, o que facilita muito a vida de muitos guitarristas. Por isso, é uma guitarra utilizada em praticamente todos os estilos musicais, Rock' n Roll, Heavy Metal, Blues, Hard Rock, Country, Pop, Funk (Original – Americano), Sertanejo, Axé, enfim, em praticamente tudo, entretanto com um som mais 'magro' do que sua rival.
Les Paul: A Les Paul é uma guitarra um pouco menos versátil que a Strato, mas tem fãs e “seguidores”, talvez até mais fiéis do que os 'strateiros'. É uma guitarra mais robusta, com dois captadores 'Humbucker', uma chave de três posições, mais pesada devido à sua construção, porém com um som mais encorpado do que sua concorrente. Esse som mais encorpado, agrada diretamente aos guitarristas que querem um som mais 'cheio', sendo muito adequada ao Rock de maneira geral, em todas as suas vertentes. Obviamente também é utilzada em diversos estilos musicais sem quaisquer restrições, mas normalmente é mais vista com o pessoal ligado ao Rock.
Em suma, são dois modelos de guitarra excelentes, cada um com suas características, e normalmente, top de linha se forem de seus fabricantes originais (Fender e Gibson). A escolha entre os dois modelos, passa a ser de opinião pessoal, onde o guitarrista deve procurar a guitarra que mais se encaixa no que ele pretende tocar, lembrando sempre, que ambas servem para qualquer estilo, apenas têm algumas características que se adequam melhor a algumas situações.
Autor: Kadu Gouvêa

Comments