Persistência no aprendizado musical
- Kadu Gouvêa
- 15 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Para aprender algum instrumento musical ou para estudar Canto, uma palavra é fundamental: Persistência.
Muitos alunos quando começam um curso de música, seja de Musicalização Infantil, Instrumentos, ou Canto, imaginam que dentro de poucas semanas ou poucos meses, já estarão dominando seus respectivos instrumentos ou vozes.
Isso, obviamente, não é uma verdade. Mesmo assim, algumas pessoas ficam frustradas, quando depois de fazerem a matrícula em uma escola de música, cursarem alguns meses do curso escolhido, ainda não estão tocando ou cantando da maneira que imaginavam.
O resultado só vem com o tempo e a persistência. O universo da música é extremamente rico e inspirador, porém qualquer pessoa, por mais talento nato que já possua, precisa estudar. E estudar por vários anos para poder atingir um nível que possa ser considerado bom, ou até mesmo, profissional.
Acontece que a grande maioria dos alunos em uma escola de música, não busca o profissionalismo. A maior procura nos cursos de música, é para que seja um hobby. Hobby este que pode ser (e é mesmo), muito prazeroso. Mas mesmo sendo um hobby ou diversão, a música exige dedicação nos estudos e mais uma vez, persistência.
Sei de casos em que a pessoa não possuía o menor talento para a música, mas com dedicação aos estudos, persistência e foco, acabou por se tornar um músico ou cantor de um nível muito acima do razoável.
Portanto, a dedicação e a persistência, são os grandes segredos para que qualquer pessoa possa sim, se tornar um músico ou cantor, mesmo que seu objetivo seja apenas um hobby ou divertimento.
Autor: Kadu Gouvêa

Comments